sábado, 18 de setembro de 2010

Aliviando o fardo, o que a humildade tem a ver com isso?

Ultimamente Deus tem me falado muito através de textos que de alguma maneira chegam a mim. Tendo passado por uma semana cansativa e estressante,  nada poderia ser mais refrescante do que ler: "Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve." (Mateus 11: 28-30). Fiquei meditando neste texto e procurei na internete algumas imagens para entender melhor a figura do jugo.

O jugo é usado para que o animal, geralmente um boi, possa puxar algum tipo de peso, muitas vezes o arado, que ajuda a preparar a terra para o plantio. Pelo que me lembro das aulas de fisica, me perdoem os mais entendidos, isso me parece funcionar como uma alavanca, permitindo que o animal mova um peso muito grande, sem fazer muita força.Basicamente, o que Jesus esta oferecendo é uma maneira de levar um peso muito grande, sem muito esforço. Usando a ferramenta apropriada, meu pai sempre dizia, você trabalha fazendo muito menos esforço.

Uma das coisas que me chamou a atenção no jugo, foi o fato de que ele geralmente é posto em dois animais ao mesmo tempo. Então entendi que ao oferecer seu jugo  Jesus estva oferecendo a sua companhia no processo. Quando aceitamos o jugo de Jesus, estamos atados a Ele e Ele vai conosco!

Buscando mais, descobri que o jugo era um símbolo de submissão. No velho testamento várias vezes Deus se refere ao jugo como a dominação de uma nação sobre Israel. Em outras palavras, esta metáfora traz a implicação da submissão. Jesus se submeteu ao Pai e como Filipenses diz: "esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz" (Filipenses 2: 7,8) Inclusa na ideia se  submissão, está também a idéia de humildade. Jesus diz: "aprendei de mim que sou manso e humilde de coração." A humildade tem sido uma lição difícil de aprender para mim. Eu fui criada com um espírito de competição, de ser a melhor, de procurar sobressair. Mas, em vários momentos da minha vida, Deus tem me chamado à humildade e aos trancos e barrancos vou tentando aprender.

A idéia de humildade também me saltou aos olhos quando li todo o contexto de Mateus 11. Eu me deparei com Jesus falando sobre a aparência de João Batista e a sua  simplicidade: "Mas que saístes a ver? um homem trajado de vestes luxuosas? Eis que aqueles que trajam vestes luxuosas estão nas casas dos reis. Mas por que saístes? para ver um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta." (Mateus 11: 8-9) Eu vejo que o desejo de grandeza e o orgulho podem ser um fardo muito pesado para carregar. É preciso aprender a ser manso e humilde, para então experimentar descanso na alma. É na submissão e humildade que se encontra a paz. Isso me faz lembrar da minha avó materna, pessoa simples e pacífica. Nunca observei desejo de ostentação nela, sempre recebeu a todos em sua casa com sua comidinha simples e suas panelas velhas, sem nunca se desculpar pela sua simplicidade. E o que sinto nela é uma paz de espírito muito grande. Jesus, nosso exemplo,  não buscou ostentação, nasceu humilde numa mangedoura, abrindo mão da sua  glória para se tornar homem.

Aqui com os americanos, tenho tido algumas lições sobre humildade. Alguns acham que os americanos são cheios de si, mas o que tenho observado é o contrário. O povão aqui é bem tranqûilo no vestir, mesmo num restaurante mais refinado todo mundo se veste mais a vontade. Meus amigos americanos não têm a última enorme TV digital (mas os brasileiros todos têm). Nós brasileiros precisamos nos preocupar mais com o conteúdo e menos com a aparência! Eu tenho dificuldade em lidar com lideres que são presença pura: querem ser o centro da atenção, louvam a si mesmos, e buscam glória para si mesmos ao invés de darem glória somente a Deus. Jesus é o modelo! Ele foi um homen simples e é na simplicidade de Jesus que encontraremos o descanso para as nossas almas! È na submissão a Ele e na companhia dEle que conseguiremos levar fardos pesados com muito mais facilidade!

"Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve." Obrigada Jesus! Obrigada por nos dar fardos leves. Não temos que ser os mais inteligentes, os mais bonitos, os mais ricos, ... não temos que ser os mais nada! Basta caminhar contigo com simplicidade de coração pra sermos felizes e alcançarmos os teus propósitos, amando o nosso próximo e não competindo com ele. Obrigado porque em meio a momentos difíceis de muito trabalho, nós podemos nos voltar pra ti e experimentar o alívio do nosso fardo. Obrigada sobretudo pela tua companhia na jornada! Obrigada pelo jugo a que te submetestes por nós! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário