Há duas interpretações sobre este texto. Uma diz que lançar o pão sobre as águas quer dizer investir no trabalho. Seria uma metáfora do costume egípcio de lançar a semente do trigo no Nilo, na época da baixa, para que o trigo crescesse e estivesse já alto no tempo da enchente. Se considerarmos os versos 4-6, esta interpretação tem total sentido: "Quem observa o vento, não semeará, e o que atenta para as nuvens não segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retenhas a tua mão; pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão, igualmente boas."
Eu estou experimentando este momento agora; depois de intenso investimento no meu trabalho começo a colher os frutos e a ver o resultado do investimento. Como é gostoso isso! A música é o tipo de área em que se trabalha duro por um longo tempo pra gozar de momentos de intenso prazer que são curtos, mas que compensam todo o esforço. É tão gostoso ver os alunos progredindo e o repertório tomando forma! Em alguns momentos, o objetivo final parece tão longe e inatingível, mas é preciso continuar trabalhando e acreditando. A música é uma grande metáfora da vida! E é essa umas das mensagens de Eclesiastes 11: a perseverança mesmo em situações adversas. Se vc está passando por um momento desses, em que tudo parece difícil e resultados não estão aparecendo, lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás! É preciso investir no futuro e trabalhar duro por ele!
Outros interpretam este texto de maneira diferente. Para alguns, ele se refere a ajuda ao próximo, o que faz sentido se observarmos o versículo 2: "Reparte com sete, e ainda até com oito; porque não sabes que mal haverá sobre a terra."
Minha irmã me mandou o link para um video muito interessante sobre este assunto, pena que está em inglês. Quem quiser ver vá para:
http://www.youtube.com/watch?v=8yoANyoeOMo&p=C371D316AB3E704D&playnext=1&index=21
http://www.youtube.com/watch?v=wlf2uRocfHg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=wlf2uRocfHg&feature=related
Em linhas gerais, o video ressalta a importância dada por Jesus a ajuda ao próximo. Os que serão selecionados pra ir para o céu serão os que visitaram os presos, deram comida aos famintos e abrigo aos necessitados. Na minha busca por uma igreja, um dos meus critérios é o envolvimento da igreja em projetos missionários e sociais. Jesus nos chamou pra fazer a diferença no mundo e não apenas para ir a igreja e desfrutar da comunhão e da adoração coletiva
Podemos tirar proveito das duas interpretações: a perseverança e o investimento no trabalho e a necessidade de ajudar ao próximo. Se connectarmos as duas, podemos tirar de lição que as amizades também são um investimento que requer trabalho continuo. O ajudar ao próximo e dividir com ele, também traz dividendos em todos os campos. Pode se reverter em ajuda finaceira no tempo de dificuldade e emocional também. Morando longe, tenho aprendido o valor da amizade. Experimentei o que é não ter amigos e eu te digo, precisamos de amigos!
Já que falamos de pão, aí vai a receita de um pão delicioso!!! Só parei de fazer o pão porque é gostoso demais e estava me fazendo engordar :o)
Dica culinária: Pão Português
1 chícara de leite
1 ovo 2 1/4 colheres de manteiga (ou margarina)
4 colheres de açúcar
1/2 colher de sobremesa de sal
3 chícaras de farinha
3 colheres de fermento de páo.
Misture todos os ingredientes. Sove bem. Deixe descansar por 2 horas e asse em forno médio.
1 ovo 2 1/4 colheres de manteiga (ou margarina)
4 colheres de açúcar
1/2 colher de sobremesa de sal
3 chícaras de farinha
3 colheres de fermento de páo.
Misture todos os ingredientes. Sove bem. Deixe descansar por 2 horas e asse em forno médio.