domingo, 31 de outubro de 2010

Lança o Teu Pão Sobre as Águas

"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás." (Eclesiastes 1:1) Este versículo tem estado na minha mente nos últimos dias! Talvez seja porque minha avó está doente,  caminhando pra seus últimos dias (?), e como eu lembro do irmão dela, meu tio Pr. Moyses, recentemente falecido, pregando sobre este texto, uma coisa me connectou a outra.
Há duas interpretações sobre este texto. Uma diz que lançar o pão sobre as águas quer dizer investir no trabalho. Seria uma metáfora do costume egípcio de lançar a semente do trigo no Nilo, na época da baixa, para que o trigo  crescesse e estivesse já alto no tempo da enchente. Se considerarmos os versos 4-6, esta interpretação tem total sentido: "Quem observa o vento, não semeará, e o que atenta para as nuvens não segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retenhas a tua mão; pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão, igualmente boas."
 Eu estou experimentando este momento agora; depois de intenso investimento no meu trabalho começo a colher os frutos e a ver o resultado do investimento. Como é gostoso isso! A música é o tipo de área em que se trabalha duro por um longo tempo pra gozar de momentos de intenso prazer que são curtos, mas que compensam todo o esforço.  É tão gostoso ver os alunos progredindo e o repertório tomando forma! Em alguns momentos, o objetivo final parece tão longe e inatingível, mas é preciso continuar trabalhando e acreditando. A música é uma grande metáfora da vida! E é essa umas das mensagens de Eclesiastes 11: a perseverança mesmo em situações adversas. Se vc está passando por  um momento desses, em que tudo parece difícil e resultados não estão aparecendo, lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás! É preciso investir no futuro e trabalhar duro por ele!
Outros interpretam este  texto de maneira diferente. Para alguns, ele se refere a ajuda ao próximo, o que faz sentido se observarmos o versículo 2: "Reparte com sete, e ainda até com oito; porque não sabes que mal haverá sobre a terra."
Minha irmã me mandou o link para um video muito interessante sobre este assunto, pena que está em inglês. Quem quiser ver vá para:
Em linhas gerais, o video ressalta a importância dada por Jesus a ajuda ao próximo. Os que serão selecionados pra ir para o céu serão os que visitaram os presos, deram comida aos famintos e abrigo aos necessitados. Na minha busca por uma igreja, um dos meus critérios é o envolvimento da igreja em projetos missionários e sociais. Jesus nos chamou pra fazer a diferença no mundo e não apenas para ir a igreja e desfrutar da comunhão e da adoração coletiva
Podemos tirar proveito das duas interpretações: a perseverança e o investimento no trabalho e a necessidade de ajudar ao próximo. Se connectarmos as duas, podemos tirar de lição que as amizades também são um investimento que requer trabalho continuo. O ajudar ao próximo e dividir com ele, também traz dividendos em todos os campos. Pode se reverter em ajuda finaceira no tempo de dificuldade e emocional também. Morando longe, tenho aprendido o valor da amizade. Experimentei o que é não ter amigos e eu te digo, precisamos de amigos! 
Já que falamos de pão, aí vai a receita de um pão delicioso!!! Só parei de fazer o pão porque é gostoso demais e estava me fazendo engordar :o)


Dica culinária:   Pão Português
  1 chícara de leite
1 ovo 2 1/4 colheres de manteiga (ou margarina) 
4 colheres de açúcar
1/2 colher de sobremesa de sal
3 chícaras de farinha
3 colheres  de fermento de páo.



Misture todos os ingredientes. Sove bem. Deixe descansar por 2 horas e asse em forno médio.



sábado, 9 de outubro de 2010

Aprendizado como óleo - Receita com óleo de amendoin and gergelin

 Não tenho tido tempo para escrever ou para cozinhar. Minha mente tem estado voltada para o meu trabalho. Como tem sindo enriquecedora esta mudança! Tenho aprendido tanto! Tem sido um desafio dar conta de tudo o que esta envolvido! Mas quem me conhece sabe que eu adoro  um bom desafio! O meu objetivo é sempre crescer. Sou insasiável, quero sempre mais. Tem sido cansativo e estressante, mas há um certo prazer nisso tudo.

 Minha leitura diária (que não tem sido tão diária assim!) hoje foi o Salmo 141. Ressalto o versiculo 5: "Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, isso será como óleo sobre a minha cabeça; não o recuse a minha cabeça; mas continuarei a orar contra os feitos dos ímpios." Isso me fez pensar no papel do professor como um eterno aprendiz. Quanto se aprende com professores mais experientes! Quanta troca acontece! É bom conhecer diferentes maneiras de pensar e ensinar. Para mim é realmente como um óleo.

O óleo no antigo testamento era usado como combustivel e como alimento (que é combustivel para o nosso corpo tambem). Ninguém tem me repreendido ou qualquer coisa, mas eu sou a pior crítica de mim mesma, sou dura comigo mesma, geralmente demais. Então os meus juizes internos pra mim são uma constante fonte de motivação para o progresso. É preciso receber repreensões de si mesmo e de outros para manter a engrenagem do nosso ser bem lubrificada. O óleo, umedece, faz tudo ficar mais macio, mais maleável, dá uma viscosidade  que evita atritos que podem danificar. Algumas pessoas tem dificuldade de lidar com críticas ecorreções e não gostam de receber conselhos, mas em Provérbios está escrito que: "na multidão de conselheiros há segurança" (Proverbios 11:14 ) e também que  "Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem." (proverbios 15:22)

Então a minha mensagem hoje é: permita-se a reflexão, faça uma auto-avaliação e ouça outros. Há muito que se aprender. Olhe em volta, viva novas experiências, procure saber como outros fazem, amplie a sua visão.  Ninguém é perfeito ou é o dono da verdade. Nós que cremos em Cristo, temos A VERDADE, e é A VERDADE que nos diz pra sermos mansos e humildes de coração e aprender dEle, em primeiro lugar. Faça isso e receba este óleo maravilhoso que vai fazer a sua vida melhor e mais fácil de viver.

Dica Culinária: experimente o óleo de amendoin e o óleo de gergelim. Além de benéficos para a saúde, dão um saborzinho dierente a comida. Estes óleos são usados na comida chinesa. Faça um franguinho com esses óleos e adicione molho shoyo que fica muito bom!